Puffinus

Puffinus assimilis - pardela-pequena











Não há registro dessa espécie no site

Menor espécie do gênero Puffinus, a pardela-pequena mede entre 25 e 30 cm de comprimento e pesa entre 170 e 275 gramas; envergadura de 58 a 68 cm. Ave semelhante à pardela-de-asa-larga, no Brasil aparece a subespécie Puffinus assimilis boydi, de partes superiores marrom escuras, infracaudais também escuras, garganta, peito e barriga brancos e face inferior interna das asas branca, arredores dos olhos cinzentos, bico preto e pés cinzentos.

Nidifica no Atlântico Norte em ilhas da costa africana ou em ilhas dos mares do Sul. Foi capturado em Fernando de Noronha no mês de março.

Puffinus gravis - bobo-grande-de-sobre-branco




O bobo-grande-de-sobre-branco mede de 43 a 51 cm de comprimento e pesa entre 700 e 950 gramas; envergadura de 100 a 118 cm. Espécie grande, de partes inferiores brancas, inclusive sob as asas. As partes superiores são escuras, com as coberteiras das asas e o dorso escamado de cinza. Possui as coberteiras superiores da cauda ou supracaudais, brancas, formando uma nítida mancha branca. Coleira nucal branca por vezes presente, com bico preto e pés amarelo-rosados.

Depois do período reprodutivo, dispersa-se por quase todo o Atlântico Norte até a Islândia, entre os meses de abril e outubro. Em Santa Catarina, foi registrado em fevereiro e junho e consta que se torna raro entre junho e setembro no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Puffinus griseus - bobo-escuro




O bobo-escuro mede de 40 a 50 cm de comprimento e pesa entre 650 a 680 gramas; envergadura: entre 95 e 110 cm. Espécie uniformemente escura exceto pela face inferior interna das asas, de tons branco-prateados, assim como a garganta. Tem bico preto e pés cinzentos.

Segue barcos de pesca em toda a costa brasileira, ao lado de outras aves pelágicas entre os meses de maio e novembro.

Após o período reprodutivo, dispersa-se por quase todos os oceanos e mares do globo. Possivelmente seja uma das aves marinhas mais abundantes da Terra.

Puffinus lherminieri - pardela-de-asa-larga


  Registros de pardela-de-asa-larga no WikiAves




A pardela-de-asa-larga mede de 27 a 33 cm de comprimento e pesa entre 150 e 230 gramas; envergadura entre 64 e 74 cm. Espécie pelágica pantropical. Tem as partes superiores escuras e as inferiores brancas, inclusive a face inferior interna das asas, bem como um área branca ao redor dos olhos. Possui a cauda e bico longos (para uma pardela) e pés rosados.

Consta que se reproduz no Atlântico e nas ilhas caribenhas e no Brasil aparentemente se reproduz em pequeno número no arquipélago de Itatiaia, ao largo da costa do Espírito Santo e Fernando de Noronha. As aves nidificam em fendas nas rochas e os filhotes às vezes são encontrados bem expostos.

Puffinus puffinus - bobo-pequeno


  Registros de pardela-sombria no WikiAves

O bobo-pequeno mede de 30 a 38 cm, pesa de 350 a 575 g e tem uma envergadura de 76 a 89 cm. Partes superiores engrecidas contrastando com as inferiores brancas.

Gregário e marinho, vive principalmente sobre a plataforma continental. Passa o inverno no Atlântico sul junto ao Brasil, Argentina, e África do Sul.

Ocorre do norte ao sul do Oceano Atlântico.

Puffinus tenuirostris - bobo-de-cauda-curta











Não há registro dessa espécie no site

Referências externas